*Uso das ligaduras como ferramentas de dinamica e articulação das notas de uma frase. Forma de tocar dos instrumentistas de sopro e teclas. Indispensável para um bom resultado sonoro na linguagem jazz e fusion.
*Oito exercícios de assimilação e desenvolvimento da técnica.
*Dois padrões melódicos.
*Quatro frases usando o conteúdo da aula.
*Como estudar para conseguir incorporar ao seu improviso.
AULA 02 CROMATISMO "FILLING THE GAPS" EM PENTATÔNICA
*Frases cromáticas velozes no estilo bep bop jazz de Coltrane, Parker, etc, adaptadas para a guitarra rock/metal.
*Os 4 tipos de células cromáticas na pentatônica.
*Sete frases-estudo de aplicação e desenvolvimento na pentatônica.
*Duas frases-exemplo usando o conteúdo da aula.
*Como estudar para conseguir incorporar esse estudo ao seu improviso.
*Considerações finais.
AULA 03
CROMATISMO "FILLING THE GAPS" EM ESCALA DIATÔNICA
*Frases cromáticas velozes no estilo bep bop jazz de Coltrane, Parker, etc, adaptadas para a guitarra rock/metal.
*Os 4 tipos de células cromáticas na diatônica.
*Sete frases-estudo de aplicação e desenvolvimento na pentatônica.
*Frase-exemplo usando o conteúdo da aula.
*Como estudar para conseguir incorporar esse estudo ao seu improviso.
*Considerações finais.
AULA 04
CROMATISMO "FILLING THE GAPS" EM ARPEJOS
*Frases cromáticas velozes no estilo bep bop jazz de Coltrane, Parker, etc, adaptadas para a guitarra rock/metal.
*Seis frases-estudo de aplicação e desenvolvimento na pentatônica.
*Frase-exemplo usando o conteúdo da aula.
*Como estudar para conseguir incorporar esse estudo ao seu improviso.
*Considerações finais.
AULA 05
APROXIMAÇÕES CROMÁTICAS (video 1)
*Diferente do "filling the gaps" que gera frases rápidas, aqui usaremos os cromatismos para gerar frases com um "lirismo jazzístico".
*O conceito e os 16 tipos.
*Exercício de assimilação e desenvolvimento da linguagem= aplicação das aproximações para cada intervalo do acorde. (FASE 1)
*Nove frases-estudo de assimilação e desenvolvimento da linguagem. Aplicação das aproximações para cada intervalo do acorde.
*Frase-exemplo usando o conteúdo da aula.
*Como estudar para conseguir incorporar ao seu improviso.
*Considerações finais.
AULA 06
APROXIMAÇÕES CROMÁTICAS s (video 2)
Método de criação de frases.
*etapa 1= uma aproximação em 4 intervalos ou 3 intervalos.
*etapa 2= duas aproximsações em 4 intervalos ou 3 intervalos.
*etapa 3= três aproximações em 4 ou 3 intervalos.
*Seis frases-estudo de assimilação e desenvolvimento da linguagem.
*Duas frases-exemplo.
*Como estudar para conseguir incorporar ao seu improviso.
*Considerações finais.
AULA 07
OUTSIDE (video 1)
*Consiste em usar escalas que não possuem nenhum tipo de relação diatônica com o acorde, com o objetivo de "entortar" a sonoridade, e "resolve-la" em seguida voltando para a escala do acorde, e assim dando sentido musical a frase.
*Usando "12 escalas". O conceito, dicas e "cuidados".
*Aplicado na pentatônica.
*A escolha de Scott Henderson.
*Cinco frases-exemplo.
*Como estudar para conseguir incorporar ao seu improviso.
*Considerações finais.
AULA 08
OUTSIDE (video 2)
*O conceito "12 escalas" combinando pentatônicas, escalas e arpejos.
*Cinco frases-exemplo usando pentatônicas, escalas e arepejos em out-side.
*Como estudar para conseguir incorporar ao seu improviso.
*Considerações finais.
AULA 09
LINGUAGEM BLUES (video 1)
*O conceito 10 notas (5 da pentatonica menor + 5 blue notes).
*Fase 1= as blue notes do bloco 1.
*Fase 2= as blue notes do bloco 2.
*Fase 3= visualização por todo o braço
*Cinco frases-exemplo combinando os blocos 1 e 2 e suas blue notes.
*Como estudar para conseguir incorporar ao seu improviso.
*Considerações finais
AULA 10
LINGUAGEM BLUES (video 2)
*O cruzamento do fraseado maior com o menor.
*Fase 1= transportando o mesmo formato.
*Fase 2= bloco menor 2 + o bloco da maior.
*Fase 3= visualização por todo o braço
*Cinco frases-exemplo.
*Como estudar para conseguir incorporar ao seu improviso.
*Considerações finais
AULA 11
"BLOCANDO" (video 1)
*Frases para solo feitas com acordes. Geram melodia em função do movimento da nota de ponta de cada acorde. Podem ser usados também para acompanhamentos (comping).
*As inversões para o modelo D.
*Os acordes quartais
*Combinando as inversões do modelo D com os acordes quartais.
*Os blocos para Dorico.
*Quatro frases-exemplo.
*Adaptação para qualquer tipo de acorde.
*Como estudar para conseguir incorporar ao seu improviso.
*Considerações finais
AULA 12
"BLOCANDO" (video 2)
*os "acordes pentatônicos".
*Como construi-los.
*Transportando para outros formatos e cordas.
*Cinco frases-exemplo.
*Como estudar para conseguir incorporar ao seu improviso.
*Considerações finais