MÓDULO 1 - PENTATÔNICAS AULA 01
LIÇÃO 01 - PALHETADA HÍBRIDA
- O que é a palhetada híbrida.
- Exercício 1- Dois exercícios compactos e suficientes para o desenvolvimento do uso da palheta com o dedo médio (M) da mão direita, e as ligaduras hammer-on e pull off, Já com salto de uma corda.
- O conceito "espalhando fragmentos".
- Padrão melódico - Memorização e desenvolvimento técnico do padrão melódico (ascendente e descendente) que será usado para o estudo do conceito "espalhando fragmentos". Trata-se de um simples padrão melódico, que inclusive não apresenta salto de cordas, e que será transformado nas aulas seguintes em frases com saltos, através do conceito. Demonstrando que qualquer padrão ou melodia pode se transformar em um padrão ou melodia com saltos, potencializando o uso da palhetada híbrida. Filmado em duas velocidades com metrônomo. E nos 5 formatos da pentatônica.
- Exercício 2 - Dois exercícios compactos e suficientes para o desenvolvimento do uso da palheta com todos os dedo da mão direita. Importante para frases rápidas usando o conceito "células abertas". Para a execução mais melódica ou não muito rápida o uso do dedo M é suficiente.
LIÇÃO O2 - SALTOS MELÓDICOS
- O conceito "células abertas"
- Fragmentação do formato da pentatônica em 3 e 5 blocos
- Células abertas de 2 notas= aplicação da célula A/D em 3 e 5 blocos. Filmado em duas velocidades com metrônomo.Interpretação livre da célula A/D nos 5 formatos.
- Células abertas de 3 notas= aplicação da célula D/B/C em 3 e 5 blocos. Filmado em duas velocidades com metrônomo.
- Interpretação livre da célula D/B/C nos 5 formatos.
LIÇÃO 03 - FRASE DA AULA
- Frase-exemplo usando o conteúdo da aula. Tocada em playbck rock e playback fusion.
- Considerações finais e outras células de 2 e 3 notas para o estudo de "lição de casa"
AULA 2
LIÇÃO 01 - PALHETADA HÍBRIDA
- Padrão melódico - Memorização e desenvolvimento técnico do padrão melódico (ascendente e descendente) que agora apresenta salto de uma corda. Portanto a técnica de palhetada híbrida já começa a ser indispensável para uma execução rápida, precisa e limpa.
LIÇÃO 02 - SALTOS MELÓDICOS
- Células abertas de 4 notas - Aplicação em 3 e 5 blocos. Filmado em duas velocidades com metrônomo.
- Interpretação livre nos 5 formatos.
- Células abertas de 5 notas - Aplicação em 3 e 5 blocos. Filmado em duas velocidades com metrônomo.
- Interpretação livre nos 5 formatos.
LIÇÃO 03 - FRASE DA AULA
- Frase-exemplo usando o conteúdo da aula.
- Considerações finais e outras células de 4 e 5 notas para o estudo de "lição de casa"
AULA -03
LIÇÃO 01 - PALHETADA HÍBRIDA
Aplicação o conceito "espalhando fragmentos" no padrão melódico estudado nas aulas anteriores. Ascendente e Descendente. Gerando uma frase de dois compassos com saltos de até 2 cordas, potencializando o efeito da palhetada híbrida. A partir desse exemplo o estudante pode criar outras opções de frases ainda em cima do mesmo padrão. E depois em outros. Inclusive nos seus próprios padrões e melodias.
LIÇÃO 02 - SALTOS MELÓDICOS
Criando frases combinando células diferentes (3 blocos) - aqui a sonoridade das células melódicas deixam de ter o efeito mais "simétrico" (que é legal também!), e ganham um carácter mais "aleatório" e até mais "lírico".
Interpretação livre nos 5 formatos.
LIÇÃO 03 - FRASE DA AULA
Frase-exemplo usando o conteúdo da aula.
Considerações finais e outros exemplos de combinação de células diferentes em 3 blocos para o estudo de "lição de casa".
AULA 04
LIÇÃO 01 - PALHETADA HÍBRIDA
Criando um padrão melódico totalmente novo, já com saltos que potencializam o uso da palhetada híbrida - Após estudar o conceito "espalhando fragmentos" ficará bem fácil desenvolver novas ideias que já venham com saltos. A partir desse ponto a palhetada híbrida deixa de ser apenas uma técnica e passa a ser um recurso gerador de melodias com saltos!
LIÇÃO 02 - SALTOS MELÓDICOS
Criando frases combinando células diferentes (5 blocos) - Aqui a sonoridade das células melódicas deixam de ter o efeito mais "simétrico", e ganham um carácter mais "aleatório" e até mais "lírico".
Interpretação livre nos 5 formatos.
LIÇÃO 03 - FRASE DA AULA
Frase-exemplo usando o conteúdo da aula.
Considerações finais e outros exemplos de combinação de células diferentes em 5 blocos para o estudo de "lição de casa".
MÓDULO 2 - ESCALA MAIOR
AULAS 5, 6, 7 E 8.
O cronograma e conteúdo das aulas para a escala maior seguem exatamente o mesmo da pentatônica. Porém adaptado para a digitação de 3 notas por corda.
Portanto teremos um outro exercício de técnica. Um outro padrão melódico (agora com 3 notas por corda) que será fragmentado. Outras células (agora com até 6 letras!). Novas frases.
E claro, uma sonoridade totalmente diferente. Um pouco mais complexa, mas ao mesmo tempo um pouco mais rica em "lirismo"!
MÓDULO 3 - ARPEJOS
Para o arpejo foi necessário quase que uma reformulação total dos conceitos!
Em função da sua digitação que não possui o mesmo número de notas por corda como na pentatônica (2 por corda) e na escala maior (3 por corda).
O conceito "células melódicas" permanece, porém adaptado, Já o conceito "espalhando fragmentos" foi substituído pelo "nota pedal". É o fraseado mais difícil de executar, porém a essa altura do curso a sua técnica também já estará mais desenvolvida. A sonoridade é a minha favorita! Afinal, arpejos são arpejos! rs.
AULA 9
LIÇÃO 01 - PALHETADA HÍBRIDA
Estudo técnico de palhetada hibrida no arpejo 1 = duas notas pedais (salto moderado). Ligaduras do tipo hammer-on (na ascendente). Ligaduras do tipo pull-off (na descendente). Nas tétrades M7M, M7, m7 e m7(b5).
LIÇÃO 02 - SALTOS MELÓDICOS
Células de 2 e 3 notas = fragmentação do arpejo em grupos de 2 notas e aplicação das células de 2 letras. Fragmentação do arpejo em grupos de 3 notas e aplicação das células de 3 letras. Nas tétrades M7M, M7, m7 e m7(b5).
Interpretação livre trocando de arpejos do campo e "andando" pelo braço da guitarra.
LIÇÃO 03 - FRASE DA AULA
Frase-exemplo usando o conteúdo da aula.
Considerações finais e outras células de 2 e 3 notas para o estudo de "lição de casa".
AULA 10
LIÇÃO 01 - PALHETADA HÍBRIDA
- Estudo técnico de palhetada hibrida no arpejo 2. Uma nota pedal (salto "radical"). Nota pedal na tônica na ascendente. Nota pedal na sétima na descendente. Nas tétrades M7M, M7, m7 e m7(b5).
LIÇÃO 02 - SALTOS MELÓDICOS
Células de 4 notas = fragmentação do arpejo em grupos de 4 notas e aplicação das células de 4 letras. Nas tétrades M7M, M7, m7 e m7(b5).
Interpretação livre trocando de arpejos do campo e "andando" pelo braço da guitarra.
LIÇÃO 03 - FRASE DA AULA
Frase-exemplo usando o conteúdo da aula.
Considerações finais e outras células de 4 notas para o estudo de "lição de casa".
AULA 11
LIÇÃO 01 - PALHETADA HÍBRIDA
Frase extraída do estudo de arpejo 2= exemplo de como o estudo pode (e deve!) se transformar em um fraseado com saltos "radicais" e ao mesmo tempo com sonoridade musical!
LIÇÃO 02
Estudo complementar = o conceito "deslocamento rítmico". Conceito que faz uma frase em semicolcheia soar de mais três formas diferentes. E que quando adaptada para tercina soará de mais três formas.
LIÇÃO 03 - FRASE DA AULA
Frase-exemplo usando o conteúdo da aula.
Considerações finais.
AULA 12
LIÇÃO 01 - PALHETADA HÍBRIDA
Frase combinando os estudos de arpejo 1 e 2 (frase "aleatória")= exemplo de como o estudos podem (e devem!) se transformar em um fraseado com saltos "radicais" e ao mesmo tempo com sonoridade musical. Mas neste exemplo a frase não se apoia em apenas uma nota pedal.
LIÇÃO 02
Estudo complementar = o conceito "modificando a ordem dos fragmentos". Conceito que faz uma frase se transformar em várias outras através da alteração na sequencia em que os fragmentos são tocados.
LIÇÃO 03 - FRASE DA AULA
Frase-exemplo usando o conteúdo da aula.
Considerações finais.